O mundo das criptomoedas tem regras e termos próprios que devem ser conhecidas por quem deseja operar com esses ativos. Afinal, saber as terminologias ajuda você a acompanhar a movimentação do mercado sem se perder. O HODL é uma dessas expressões.
Essa é uma abordagem que pode se adequar a algumas carteiras, proporcionando resultados diferentes em termos de rentabilidade e exposição ao risco. Portanto, é válido entender como ela funciona para verificar se faz sentido para a sua estratégia.
Quer saber mais sobre o HODL e como ele é aplicado na hora de investir em criptomoedas? Confira, nas próximas linhas!
O buy and hold é uma estratégia conhecida no mercado financeiro. A expressão vem do inglês e significa, em tradução livre, comprar e manter. Nesse cenário, os investidores adquirem os ativos e os mantêm na carteira por um longo período.
No contexto das criptomoedas, o HODL, embora escrito de forma diferente, diz respeito à mesma prática — mas focada nessas alternativas. Desse modo, os operadores ficam menos sujeitos à volatilidade, que pode ser bastante intensa para esses ativos.
Como você viu, o HODL está relacionado ao hold. Mas, por que ele está escrito incorretamente? O termo grafado dessa maneira surgiu em 2013, por meio de uma postagem no fórum BitcoinTalk.
Um usuário fez a publicação mostrando descontentamento com as estratégias de curto prazo, por conta de uma queda no preço do bitcoin. Assim, ele concluiu que o melhor caminho seria o HOLD — para se referir ao buy and hold. Porém, as letras foram trocadas por um erro de digitação.
Após essa postagem, as pessoas do fórum adotaram o termo para se referir à abordagem. Logo, ela ficou associada à prática de manter os ativos na carteira, mas de forma específica para criptomoedas.
Também é interessante conhecer outros termos relacionados à estratégia. Por exemplo, a prática é chamada de “holdar”. Além disso, os operadores que utilizam a abordagem são conhecidos como “holders”.
Agora que você já sabe o que é o HODL, vale conhecer as vantagens de utilizar essa estratégia ao se expor às criptomoedas. Veja alguns pontos positivos do método!
Necessita de menos intervenção
A estratégia de manter os ativos na carteira oferece como vantagem a menor necessidade de intervir nas suas posições. Por outro lado, ela exige realizar estudos aprofundados uma vez e, periodicamente, verificar os resultados e a eventual demanda por alguma alteração.
Então, diferentemente das operações de trade, que ocorrem em curto ou curtíssimo prazos — e exigem acompanhamento constante —, no HODL o operador não precisa realizar estudos sempre. Dessa forma, as decisões podem ser refletidas, aumentando as chances de elas serem mais racionais.
Isso ocorre por conta do tempo para avaliar o cenário e fazer escolhas conscientes, verificando as variáveis. Portanto, é possível atenuar os impactos psicológicos da volatilidade, mantendo o foco nos resultados de longo prazo.
Reduz os custos das operações
Outro aspecto relevante dessa abordagem é que ela tem o potencial de reduzir os custos das operações. Considere que as movimentações no mercado financeiro, sejam elas em ativos tradicionais ou em criptomoedas, têm taxas, além da eventual incidência de impostos.
Dessa maneira, comprar e manter as criptos elimina a necessidade de monitoramento constante e a tomada de decisões rápidas. O resultado tende a ser a redução de custos operacionais.
Diminui a exposição à volatilidade
Uma das características marcantes das criptos é a volatilidade. Então elas podem passar por variações intensas. Desse modo, ao optar por manter os ativos por um longo prazo, os investidores evitam a necessidade de reagir às flutuações diárias do mercado.
Tenha em mente que a volatilidade característica dessas alternativas pode ocasionar oscilações bruscas nos preços em um curto período. Com efeito, tentar prever e reagir a esses movimentos costuma ser uma tarefa desafiadora.
Nesse contexto, a mentalidade de segurar proporciona uma visão mais duradoura, acreditando na valorização a longo prazo dos ativos, independentemente das variações momentâneas. Logo, a abordagem contribui para resistir aos impulsos de vender criptos em momentos de queda.
Investidores que aderem ao HODL tendem a aguardar períodos de recuperação e potencial valorização no futuro. Com isso, a carteira tem potencial de se manter mais estável.
Até aqui, você conheceu a abordagem HODL, sua origem e as vantagens de seguir essa estratégia nos investimentos. Mas é importante ter em mente que ela também pode ter riscos que devem ser observados na hora de tomar decisões.
Conheça os pontos de atenção!
Pode ocasionar a perda de oportunidades
Manter os ativos na carteira pode ocasionar a perda de oportunidades de curto prazo. Em alguns casos, os movimentos de preço rápidos e lucrativos que ocorrem em prazos mais curtos representam chances de obter lucros.
Em mercados de criptomoedas, as mudanças significativas em curtos períodos são um fator que tende a atrair operadores. Nesse sentido, os traders, que buscam explorar essas flutuações de curto prazo, podem identificar oportunidades para comprar baixo e vender alto em um espaço de tempo menor, por exemplo.
No entanto, os investidores HODL, comprometidos em manter suas posições — independentemente das oscilações diárias —, costumam perder essas janelas de oportunidade.
A valorização da criptomoeda pode não se concretizar
A estratégia HODL acredita na valorização da criptomoeda no longo prazo. Para seguir a abordagem, os operadores precisam realizar estudos para verificar o potencial da alternativa e, então, realizar a aquisição.
No entanto, essa expectativa de valorização pode não se concretizar. Como o cenário desses ativos é bastante incerto e está sujeito a influências externas, existe a possibilidade de eles não se recuperarem diante de uma queda, ou terem o preço estagnado.
Portanto, ao adotar a abordagem, o investidor também fica sujeito aos riscos de ter prejuízos ou não ter resultados alinhados com as suas expectativas — assim como acontece no trade.
Riscos de segurança tecnológica
Por fim, é pertinente destacar os riscos relacionados à tecnologia das criptos. Manter ativos digitais por longos períodos demanda um armazenamento seguro, pois os investidores precisam proteger suas chaves privadas e carteiras.
Nesse contexto, problemas técnicos, como falhas em exchanges ou perda de acesso a carteiras, podem representar riscos para quem adota a estratégia HODL. Do mesmo modo, esse ecossistema está em constante evolução, com novos projetos, regulamentações e tecnologias emergindo.
Assim, investidores HODL podem perder a oportunidade de ajustar suas estratégias com base nessas mudanças. Para evitar esses riscos, é importante realizar as operações por uma plataforma que ofereça segurança e regulamentação.
Outra dica é aproveitar a exposição por meio de outras modalidades de investimento. Por exemplo, ao adquirir cotas de exchange traded funds (ETFs) ligados a índices de criptoativos, você garante segurança institucional nessas operações e não precisa ter preocupações com o armazenamento dos ativos digitais.
Agora você já conhece a estratégia HODL, que faz parte do universo das criptomoedas. Avalie as informações para identificar a melhor abordagem para as suas operações com esses ativos, sempre respeitando o seu perfil e objetivos.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam o HODL!