A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Investimento com propósito: como investir na performance de um setor da economia que você acredita ou deseja incentivar?

Equipe Investo / 01/04/2022 / ETFs, Mercado Financeiro

29 mar

  • bolsa de valores,
  • carteira diversificada,
  • como investir,
  • especificidade,

3 MIN DE LEITURA

Por Equipe Investo

Investimento com propósito: como investir na performance de um setor da economia que você acredita ou deseja incentivar? 

Escolher aplicações, veículos e produtos financeiros para investir não envolve apenas a rentabilidade. Outros critérios também podem (e devem) ser usados na composição da carteira. Entre os aspectos, está a escolha de um setor da economia que esteja alinhado a seus valores.

Essa é uma forma de realizar o chamado investimento com propósito. Com isso, você pode apoiar um segmento de interesse e ainda obter ganhos, em caso de valorização. 

Mas, como incentivar uma área do mercado por meio do seu investimento? A seguir, você descobrirá como investir em ETFs pode ajudar a tomar uma decisão de alocação com propósito. 

Confira!

O que são investimentos com propósito? 

Os investimentos com propósito são aqueles que extrapolam a questão da rentabilidade, segurança ou liquidez. Eles também envolvem o alinhamento a valores e interesses do investidor. Ou seja, a intenção de quem investe com propósito não é apenas fazer o dinheiro render ao longo do tempo.

Também existe a expectativa de, enquanto você busca lucros interessantes, tem a chance de incentivar, apoiar ou estimular um setor da economia, por meio dos aportes. Um exemplo dessa abordagem no mercado financeiro inclui a estratégia ESG.

Essa é a sigla para a responsabilidade social, ambiental e governança corporativa. A metodologia ESG prevê a realização de investimentos sustentáveis. Logo, pode ser útil para quem tem como um dos propósitos apoiar empresas com práticas de sustentabilidade.

No entanto, o investimento ESG é apenas um exemplo. Existem ainda muitas outras opções que permitem a realização de investimentos com propósito, como você verá a seguir.

Como os ETFs ajudam a investir com propósito?

Para apoiar um determinado setor da economia, é comum pensar no investimento diretamente em ações de empresas do segmento. Contudo, essa não é a única possibilidade para quem deseja incorporar seus propósitos à carteira de investimentos.

Para ter mais praticidade, é possível recorrer aos exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índice. Esse é um tipo de fundo de investimento cujas cotas são negociadas na bolsa. Nele, a gestão profissional movimenta os recursos, realizando as operações conforme a estratégia.

O objetivo de um ETF é replicar a carteira teórica de um indicador do mercado. Desse modo, espera-se que o retorno do fundo, antes de taxas e juros, seja equivalente ao desempenho do índice. Assim, os ETFs temáticos, especificamente, podem ajudar quem deseja realizar investimentos com propósito.

O que são ETFs temáticos e por que estão em alta no mercado?

Além de conhecer os fundos de índice, é importante explorar os ETFs temáticos. Eles são chamados assim porque focam em um nicho específico — como tecnologia, saúde e outras áreas econômicas. Logo, os fundos se baseiam em índices setoriais.

Desse modo, o ETF diversifica em ativos dentro de um mesmo segmento. Um fundo de índice relacionado à comunicação, por exemplo, pode englobar desde operadoras a fabricantes de aparelhos e outras tecnologias. 

Por conta disso, o ETF temático tem se popularizado entre os investidores. Além da possibilidade de se concentrar em um nicho, ele permite investir internacionalmente sem sair do Brasil. Você pode fazer o aporte na bolsa brasileira, sem converter o câmbio ou abrir conta em uma instituição estrangeira.

Dessa forma, há como evitar a concentração nas condições do ambiente interno — uma vez que você passa a investir no exterior. Ao se expor ao mercado americano, por exemplo, é possível se proteger da volatilidade do cenário brasileiro.

Quais são as alternativas de ETFs temáticos oferecidos pela Investo?

Considerando o potencial dos ETFs temáticos, a Investo desenvolveu e lançou diversos fundos de índice com foco internacional. Além de diversificar sua carteira, você pode alinhá-la a seus propósitos ao escolher um de nossos fundos de investimento. 

Veja quais são as alternativas de ETFs da Investo que você pode encontrar na bolsa brasileira!

5GTK11

5GTK11 é um fundo que replica o ETF FIVG, o qual é baseado no BlueStar 5G Communications Index. Ele é composto por empresas relacionadas à tecnologia 5G, como companhias de comunicação e dados, operadoras, fibra óptica e mais.

Essa é uma alternativa para quem acredita na evolução na forma de se conectar e comunicar — e deseja apoiar esse mercado.

BTEK11

BTEK11 replica o ETF XBI e é baseado no índice S&P Biotechnology Select Industry Index. Esse fundo de índice é voltado para a aplicação da biotecnologia e seus avanços, focando em empresas dessa área.

Assim, ele pode ser uma escolha para quem vê potencial no desenvolvimento da inovação científica. Se a elaboração de soluções para a área ambiental e da saúde, como a criação de vacinas é um propósito seu, esse ETF pode ser útil.

JOGO11

Mais um ETF que permite apoiar determinado setor da economia é o JOGO11. Ele segue o VanEck Video Gaming & E-sports Index, por meio da réplica do ETF internacional ESPO. O portfólio desse fundo é composto por empresas ligadas a indústria de games.

Esse é o caso de desenvolvedoras, plataformas, fabricantes de consoles e mais. Essa pode ser uma escolha para o investidor que tem interesse no segmento e deseja apoiar seu mercado favorito. Caso o crescimento do setor se concretize, você pode obter ganhos com ele.

USTK11

USTK11 é baseado no VGT e replica o Vanguard Information Technology Index. A carteira do fundo é composto por empresas de hardware e armazenamento, software, processamento de dados e outros serviços da área tecnológica.

Dessa forma, a escolha do ETF pode fazer sentido para um entusiasta do assunto — e que deseja investir nas maiores empresas de tecnologia do mercado.

Qual é a importância dos ETFs para personalizar a carteira? 

Como você viu, os ETFs temáticos podem ser boas alternativas para investir com propósito. Porém, também é possível ir além do apoio a um setor da economia. Com esse tipo de veículo financeiro, há como personalizar o seu portfólio, transformando a carteira em um espelho do seu estilo e seus objetivos. 

Com os ETFs temáticos, portanto, você passa a ter exposição a diversos ativos internacionais, de diferentes áreas do seu interesse. Ao final, toda a sua carteira apresenta uma configuração customizada — e que reflete setores que têm o seu apoio e confiança.

Como você acompanhou, o investimento com propósito envolve o apoio a um setor da economia alinhado ao que você acredita. E, com os ETFs temáticos, você tem a chance de investir em segmentos específicos e personalizar sua carteira. Por isso, vale a pena considerá-los na sua estratégia de investimento.

Marcações

  • bolsa de valores
  • carteira diversificada
  • como investir
  • especificidade
  • etf
  • Exchange Traded Funds
  • fundo de índice
  • Fundo de investimento
  • fundos temáticos
  • investimento em ações
  • investir em ETF
  • investir fora do Brasil
  • investir no exterior
  • mercado americano
  • mercado financeiro
  • onde investir
  • produto financeiro
  • rentabilidade
  • setor da economia
  • tipo de investimento