A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Como o Fear of Missing Out pode prejudicar seus investimentos em cripto?

Aprenda esse conceito e como ele pode prejudicar seus investimentos

07 jun 2024

    3 MIN DE LEITURA

    Por Investo

    No universo de investimento pode ocorrer um fenômeno psicológico que pode levar muitos investidores a agir impulsivamente — o chamado fear of missing out. Conhecer o seu conceito e como ele se manifesta é importante para evitar que você tome decisões capazes de trazer prejuízos financeiros. 

    Portanto, acompanhe este artigo até o final para saber o que é fear of missing out e como ele pode prejudicar seus investimentos em cripto! 

    O que é o fear of missing out? 

    Em tradução para o português, o FOMO (fear of missing out) representa o medo de ficar de fora. Como o nome sugere, ele ocorre quando o indivíduo experimenta uma ansiedade ou preocupação com a possibilidade de perder uma oportunidade significativa — ou experiência positiva. 

    Por ser uma sensação ligada à psicologia humana, ela pode se manifestar em diferentes momentos da vida e por razões distintas. Assim, o FOMO tende a causar ansiedade, estresse, inveja ou frustração, e afetar negativamente o bem-estar e a autoestima das pessoas. 

    No contexto dos investimentos, o medo de ficar de fora tende a influenciar as decisões dos investidores. Isso faz com que eles tomem decisões de forma impulsiva, irracional ou emocional, sem avaliar os riscos, os objetivos ou as evidências.  

    Muitas vezes, os investidores movidos pelo FOMO seguem a tendência do mercado, comprando e vendendo ativos sem uma estratégia definida ou um critério claro. Logo, agir com base no fear of missing out pode resultar em perdas, arrependimentos e oportunidades desperdiçadas. 

    Como esse viés pode afetar seus investimentos em criptomoedas?  

    Sabendo que o FOMO pode fazer o investidor agir de maneira impulsiva no mercado, é comum surgir a dúvida sobre como isso afeta seus investimentos em criptomoedas. Um dos grandes atrativos do mercado cripto é a possibilidade de ter lucros expressivos. 

    Afinal, a sua natureza altamente volátil pode transformar um pequeno valor investido em cifras milionárias. Acontece que o inverso também é possível, uma vez que a precificação de um criptoativo é baseada principalmente na lei da oferta e demanda. 

    Ou seja, a queda no interesse pela compra do ativo pode afetar consideravelmente o seu preço. Nesse sentido, investidores que sofrem de FOMO costumam se deixar levar pela euforia ou pelo pânico no mercado, comprando ou vendendo esses ativos por impulso. 

    Por exemplo, imagine o investidor que, movido pela euforia de alta no preço do BTC no segundo semestre de 2021, comprou a criptomoeda quando ela estava rompendo sua máxima histórica. Veja o que aconteceu no ano seguinte com o preço do bitcoin: 

    Por exemplo, imagine o investidor que, movido pela euforia de alta no preço do BTC no segundo semestre de 2021, comprou a criptomoeda quando ela estava rompendo sua máxima histórica. Veja o que aconteceu no ano seguinte com o preço do bitcoin:

    Caso o investidor não tenha vendido seus Bitcoins no período, ele carregou uma posição perdedora ao longo de 3 anos, até chegar a 2024. Isso significa que ele não só deixou de ganhar dinheiro com essa operação, mas perdeu as chances de investir seu capital em outras oportunidades. 

    Por outro lado, se o investidor encerrou a sua posição ao ver a grande queda sofrida pelo ativo durante o inverno cripto, os seus prejuízos podem ter sido ainda maiores. Ou seja, agir sob o efeito do fear of missing out tende a gerar perdas consideráveis no universo cripto. 

    Além disso, ao tomar decisões enviesadas, o investidor deixa de lado critérios importantes para avaliar a qualidade e o potencial do criptoativo. Nesse sentido, as chances de ele ficar mal posicionado no mercado ou realizar prejuízos aumentam. 

    Como evitar o FOMO? 

    Após conferir os efeitos nocivos que o FOMO pode causar para quem investe em criptoativos, chegou o momento de aprender como evitá-lo. Deixar de tomar decisões por medo de ficar de fora requer disciplina e uma abordagem estratégica na hora de investir. 

    Confira medidas a serem adotadas nesse sentido! 

    Tenha uma estratégia bem definida 

    Para ter sucesso nos seus investimentos, é fundamental que você tenha uma estratégia bem definida. Isso significa desenvolver um plano de investimento claro, que esteja alinhado com os seus objetivos financeiros, perfil de risco e respeite o prazo desejado.  

    Esse plano deve conter metas realistas, os critérios de entrada e saída de uma posição, além de medidas para proteger o investimento, a exemplo da diversificação. Ao diversificar a sua carteira, você consegue equilibrar os riscos e o retorno esperado. 

    Não se deixe abalar pela volatilidade 

    Como você viu, o mercado de criptoativos é caracterizado por altas e baixas frequentes, que podem gerar emoções fortes nos investidores. No entanto, é importante não se deixar levar pelo medo ou pela euforia, mantendo a racionalidade na hora de tomar decisões. 

    É preciso ter em mente que os movimentos de curto prazo nem sempre refletem o valor real das criptomoedas. Por isso, ao investir nelas, pode ser interessante considerar objetivos de longo prazo, e não desviar o seu foco por conta de oscilações muitas vezes momentâneas. 

    Faça as suas próprias pesquisas 

    Antes de investir o seu dinheiro em um criptoativo, é fundamental que você faça sua própria pesquisa e análise. Ou seja, evite tomar decisões com base em opiniões de outras pessoas — sejam elas amigos, familiares ou participantes de fóruns de internet. 

    Essas fontes podem ter interesses conflitantes, informações desatualizadas ou incompletas — ou simplesmente conter erros. Ademais, não é porque todos estão comprando ou vendendo que essa seja a ação correta a ser tomada. Logo, mantenha-se fiel às suas pesquisas e estratégias.  

    Evite olhar apenas para o passado 

    Um dos princípios básicos do mercado financeiro é que o desempenho passado não é garantia de resultados futuros. Isso significa que não se deve basear suas decisões de investimento apenas no desempenho histórico de uma criptomoeda, uma vez que ele pode não se repetir. 

    Desse modo, é necessário realizar análises mais aprofundadas sobre o criptoativo. É o caso de avaliar os fundamentos que sustentam o seu valor. Alguns exemplos são a tecnologia empregada, a quantidade em circulação, o volume negociado, o tamanho da sua comunidade, entre outros. 

    Ao fazer isso, você terá uma visão mais ampla e realista do potencial de retorno e risco de cada um desses ativos. Essa abordagem permite a tomada de decisões mais conscientes e alinhadas com seus interesses e objetivos. 

    Neste post, você aprendeu o que é o fear of missing out e como ele tende a prejudicar quem investe no mercado cripto. Então não deixe de colocar em prática as dicas para evitar tomar qualquer decisão de investimento influenciada pelo medo de ficar de fora. 

    Você gostou deste conteúdo? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) para acompanhar nossas postagens e saber mais sobre o mercado cripto! 

    Gostou desse Artigo? Você também pode gostar desses.