A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

WRLD11: o que é e como investir nessa estratégia?

O WRLD11 pode ser uma oportunidade interessante para quem quer investir no mercado internacional. Veja como o ETF funciona!

14 mar

  • estratégia de investimento,
  • etf,
  • fundo de índice,
  • opções de investimento,

3 MIN DE LEITURA

Por Equipe Investo

Os ETFs são fundos que podem oferecer diversas vantagens, como a facilidade de aporte e a variedade de alternativas diferentes. No caso do mercado brasileiro, um dos fundos que pode chamar a atenção dos investidores é o WRLD11. 

Esse veículo se destaca por oferecer exposição a diversos mercados internacionais e suas moedas. Com isso, ele pode compor carteiras de investidores que apresentam diversas estratégias. Antes de escolhê-lo, entretanto, é preciso entender como ele funciona. 

Neste artigo, você aprenderá o que é WRLD11, seu funcionamento, vantagens e como analisar se ele é uma boa oportunidade para investir o seu capital. 

Não perca! 

O que são os ETFs? 

Os exchange traded funds (ETFs) são fundos de investimentos também conhecidos como fundos de índices. Eles têm como principal característica o foco em replicar o desempenho de um índice do mercado financeiro.  

Vale notar que esse fundo pode replicar índices nacionais, com aqueles relacionados aos ativos do Brasil, ou internacionais. Como existem ETFs negociados na bolsa de valores brasileira (B3), é possível investir com exposição ao exterior sem precisar sair do Brasil. 

Além disso, os ETFs podem se basear em índices setoriais. Nesse caso, eles refletirão o desempenho de uma parte do mercado, em vez de se basear nele por completo. 

Como funciona esse investimento? 

Os fundos de investimento funcionam como uma espécie de condomínio para investidores. É possível participar dessa modalidade pela compra de cotas de participação. Dessa forma, você terá exposição aos resultados do portfólio desse veículo financeiro.  

A sua participação nos resultados dependerá da quantidade de cotas que você adquirir. Outro ponto importante é que todo fundo conta com um gestor profissional. Ele fica responsável por movimentar os recursos, realizando operações de acordo com a estratégia definida previamente. 

No caso dos fundos de índice, o gestor tem que realizar movimentações financeiras que ajudem a espelhar o desempenho do índice de referência. Para tanto, é comum que os ETFs tenham um portfólio com as mesmas características da carteira teórica do índice. 

Entretanto, certos fundos podem adotar outras estratégias para o desempenho daquele investimento. É o caso dos chamados fundos espelhos, que replicam o resultado do índice ao adquirirem cotas de outro ETF que replique esse índice. 

Para comprar as cotas de ETFs, basta seguir o mesmo caminho utilizado para investir em ações na bolsa de valores. Na B3, é possível acessar os fundos de índice por meio do ticker, formado por 4 letras e número 11 no final — como “WRLD11”. 

O que é o WRLD11? 

Depois de entender melhor os conceitos de ETFs, é o momento de conhecer o WRLD11. Esse é um fundo de índice lançado em outubro de 2021 e que tem cotas disponíveis na B3. Em relação ao índice de referência, esse ETF replica o FTSE Global All Cap Net TR US RIC. 

O índice funciona como uma das principais referências para o mercado global de ações. Isso acontece porque, na carteira teórica dele, há ativos de dezenas de países — desenvolvidos e emergentes. 

Para conseguir replicar a performance do índice escolhido, o WRLD11 investe nas cotas Vanguard® Total World Stock (VT). Trata-se de um ETF mundialmente conhecido e negociado nas bolsas de valores dos Estados Unidos.  

No país, ele possuía por volta de US$ 30 bilhões sob gestão e realizava investimentos em cerca de mais 9 mil empresas em países variados, até o começo de 2023. 

Nesse sentido, o WRLD11 é uma oportunidade para investir na economia global. Afinal, é possível ter exposição a ativos de diversos países na carteira ao adquirir cotas do ETF.  

Quais são as principais características desse ETF? 

Para conhecer melhor o WRLD11, é interessante conferir algumas de suas principais características. Ele também é conhecido como Investo FTSE Global Equities ETF FI de Índice – IE. O administrador e custodiante do WRLD11 é o Banco BNP Paribas Brasil S.A e a gestora é a Investo. 

Até o começo de 2023, o ETF oferecia exposição a 9406 ativos, acompanhando também a variação do dólar americano. Já em relação ao rebalanceamento, ele ocorre semestralmente, readequando os pesos dados aos ativos conforme as modificações do mercado. Essa revisão ocorre em março e setembro de cada ano. 

Quanto à cobrança de impostos, o WRLD11 é tributado pelo Imposto de Renda (IR) como os demais ETFs de renda variável. Assim, será preciso pagar 15% de IR sobre o ganho de capital obtido com a venda das cotas em operações comuns ou 20% no caso de day trade. 

Qual é a sua composição? 

Um dos principais pontos para estar atento quando escolher entre os ETFs disponíveis é averiguar a sua composição. No caso do WRLD11, o portfólio é composto majoritariamente pelas cotas do Vanguard® Total World Stock. 

Já a carteira do fundo de índice norte-americano dependerá da formação do seu índice de referência. Eventuais processos de rebalanceamento precisam acontecer também com o portfólio do ETF para que ele acompanhe o desempenho do índice.  

Em 2023, o principal setor presente na carteira era o de tecnologia, ocupando 20% do portfólio. Um dos motivos para isso é a alta tendência ao desenvolvimento de inteligência artificial e outras soluções. 

Ainda, há outros setores aos quais esse fundo estava exposto no mesmo período. Veja só: 

  • serviços financeiros (14%); 
  • consumo cíclico (14%); 
  • indústria (13%); 
  • cuidados voltados para a saúde (12%); 
  • bens de consumo (6%); 
  • energia (5%); 
  • materiais básicos (4%); 
  • mercado imobiliário (3%); 
  • serviços de utilidade pública (3%); 
  • telecomunicações (3%). 

Esse é um fundo de índice que investe em diferentes países, como você compreendeu até aqui. Confira a composição geográfica do ETF no começo de 2023: 

A partir do gráfico, é possível perceber que, mesmo com a influência global, a economia norte-americana continua sendo a mais relevante no desempenho do índice. Ainda assim, o ETF tem relação com toda a economia internacional.  

Quais as vantagens de investir no WRLD11? 

Incluir ETFs na sua carteira pode oferecer diversas vantagens. No caso do WRLD11, existem benefícios específicos que devem ser avaliados para identificar se ele é adequado à sua estratégia de investimentos.  

Saiba mais! 

Exposição à economia global 

Ao investir em um ETF como o WRLD11, você deixará a sua carteira exposta às movimentações da economia global. Com isso, você poderá participar dos resultados de mercados variados e atrelar uma parte do seu capital aos principais eixos econômicos do mundo pode ser uma ação benéfica para quem deseja expor a sua carteira fora do país.  

Assim, você não depende apenas dos resultados do mercado brasileiro. Essa medida favorece a diversificação do portfólio e a mitigação geral dos riscos. 

Diversificação da carteira 

A diversificação de carteira é uma das estratégias fundamentais para qualquer investidor. Além de reduzir os riscos, como você viu, ela pode oferecer maior potencial de retorno, já que você pode aproveitar resultados melhores sem ter que se arriscar tanto. 

Com o investimento no WRLD11, você potencializa a diversificação da carteira ao se expor a setores e mercados distintos, que podem ter resultados descorrelacionados. Por exemplo, a queda de um setor pode coincidir com o bom momento de outro ativo, equilibrando sua carteira. 

Um ponto interessante é que o WRLD11 possibilita que você diversifique o portfólio com apenas um aporte, visto que diferentes setores e países já estão presentes na carteira do ETF. 

Dolarização da carteira 

Investir em um ETF global tem como uma das principais vantagens a exposição cambial a moedas diferentes do real — e potencialmente mais fortes. No caso do WRLD11, o fato de a maior parte da carteira estar exposta à economia dos EUA faz com que ele possibilite a dolarização do seu portfólio. 

Nesse cenário, parte dos seus investimentos estarão protegidos contra a desvalorização do real. Vale a pena destacar que costuma existir uma correlação negativa entre a bolsa de valores brasileira e a moeda americana. Logo, a dolarização do portfólio ajuda a equilibrar os riscos da sua estratégia.  

Ampliação da rentabilidade 

Ao optar pela diversificação do seu investimento com o WRLD11, é possível lucrar com economias distintas e em moedas com uma maior valorização no mercado. Você poderá ganhar com o crescimento de países desenvolvidos e com a evolução de nações em desenvolvimento, por exemplo. 

Além disso, o investimento faz parte da renda variável. A característica faz com que ele tenha mais riscos, mas o potencial de ganhos também é mais elevado. 

Facilidades para adquirir cotas 

O investimento internacional se tornou uma prática cada vez mais comum para os brasileiros. Afinal, há diversos mercados mais maduros no mundo e que oferecem novas oportunidades para quem quer diversificar. 

Entretanto, a exposição direta ainda impõe certos obstáculos. É preciso lidar com as variações de câmbio, que podem aumentar os custos, as etapas burocráticas para abrir conta em outro país e com os tributos, que podem ter regras distintas em cada localidade. 

Nesse sentido, o investimento indireto a partir de ETFs globais proporciona maior praticidade. Diretamente do Brasil, você pode acessar a bolsa de valores e montar uma carteira global exposta a diversos países com o WRLD11. 

Custo-benefício mais atraente 

Por último, é pertinente destacar o custo-benefício. Normalmente, os ETFs são oportunidades mais acessíveis para quem deseja realizar movimentações no mercado financeiro. 

Para entender melhor, imagine que você quer montar uma carteira global e usar o FTSE Global All Cap Net TR US RIC como referência. Nesse caso, você precisaria abrir conta de investimentos em dezenas de países para acessar os ativos. 

Essa prática demandaria mais tempo e esforço da sua parte. Também seria preciso realizar uma movimentação financeira mais alta, já que incidiriam custos operacionais para cada aporte feito. 

Já com o WRLD11 você pode ter acesso a uma carteira global com mercados desenvolvidos e emergentes a partir da compra de uma só cota. Ademais, por ser um fundo de gestão passiva, não há taxa de performance e a taxa de administração é mais acessível em comparação a fundos de gestão ativa. 

O que analisar antes de investir nesse ETF? 

Após aprender essas características, chegou o momento de saber o que você precisa analisar antes de investir no WRLD11. Veja os principais elementos para avaliar antes de tomar a sua decisão! 

Perfil e objetivos 

Primeiramente, analise o seu perfil de investidor. Essa característica é indispensável para fundamentar as suas decisões no mercado financeiro, alinhando o investimento com a sua tolerância ao risco. 

Na prática, o investimento em WRLD11 pode ser mais adequado para aqueles investidores de carteira moderada e arrojada. Isso porque, mesmo sendo diversificado, o investimento faz parte da renda variável e não tem garantias de retorno. 

Também é preciso considerar os seus objetivos financeiros e o prazo deles. Em geral, esse fundo é mais alinhado com metas de longo prazo. Dessa forma, você diminui os impactos da volatilidade de curto prazo e dará mais tempo para os ativos amadurecerem, aumentando as chances de valorização das cotas. 

Características do índice 

Outro ponto importante que deve ser analisado são as características do índice de referência e do ETF espelhado pelo WRLD11. Por exemplo, é preciso considerar a carteira teórica. Como você viu, em 2023, o setor de tecnologia era o mais representativo e os EUA representavam cerca de 60% do portfólio do fundo. 

Em vista disso, você precisa analisar se essa divisão faz sentido para sua estratégia de investimentos. Também é necessário saber quais são os critérios de elegibilidade do índice e em que época do ano é feito o rebalanceamento para auxiliar na sua avaliação. 

Como começar a investir no WRLD11? 

Agora que você sabe se o WRLD11 serve para sua carteira de investimentos, chegou o momento de entender como começar a investir nele. Para isso, é necessário ter conta em uma instituição financeira. 

A partir disso, você pode acessar o home broker e fazer a busca pelo ticker WRLD11. Após encontrá-lo, confira as informações e emita a ordem de compra, informando quantas cotas você deseja adquirir. 

Após a execução, a liquidação da operação acontece dentro de poucos dias e, após essa etapa, você terá as cotas na carteira. Ademais, você pode realizar aportes recorrentes nesse fundo para ampliar sua posição e potencializar a composição de patrimônio. 

Como você acompanhou, o WRLD11 pode ser uma oportunidade interessante para aqueles que buscam montar uma carteira global e se expor à economia mundial. Além disso, ele pode ser adequado para diversificar a sua carteira, então vale a pena avaliar se ele é adequado à sua estratégia. 

Você já ouviu falar em investimento com propósito? Saiba como investir em setores econômicos em que você acredita! 

Marcações

  • estratégia de investimento
  • etf
  • fundo de índice
  • opções de investimento
  • tipo de fundo de investimento
  • wrld11 etf