As tensões comerciais entre EUA e China, que chegaram a tarifas recíprocas de 145% (EUA) e 125% (China) em abril de 2025, foram parcialmente amenizadas após negociações em Genebra, nos dias 10 e 11 de maio. O acordo temporário reduz as tarifas para 30% (EUA) e 10% (China) por 90 dias, com vigência a partir de 14 de maio.
O alívio das principais tensões econômicas do cenário mundial tem ajudado na recuperação de diversos mercados acionários globais e no enfraquecimento do dólar, na medida em que investidores buscam ativos alternativos aos EUA. Em 2025, o índice S&P500, em dólares, rende 0%, enquanto o STOXX 600, da Europa, sobe 6% e o índice de Shanghai, 4%.
Ao alocar ativos em diferentes mercados internacionais, investidores têm a oportunidade de aproveitar o crescimento de economias em diferentes estágios e setores.
A diversificação geográfica pode proporcionar equilíbrio ao portfólio, reduzindo a exposição a uma única moeda ou mercado e se beneficiando de ganhos em outras regiões, ampliando as expectativas de retorno de sua carteira de investimentos no longo prazo.
Dessa forma, destacamos o WRLD11, ETF da Investo que replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF VT (Vanguard® Total World Stock), que oferece uma carteira diversificada de ativos ao redor do mundo, permitindo que o investidor participe do crescimento global sem se preocupar em prever qual país ou indicador terá melhor desempenho.
Através do WRLD11, você acessa mais de 9.900 empresas e cerca de 49 países, abrangendo cerca de 98% da capitalização de mercado do mundo.
Nos últimos 12 meses, o WRLD11 apresentou alta (em reais) de 19,47% e, em 1 mês, performou 2,59%. (data base: 09/05/2025).
Além disso, no último dia 2 de maio, alcançamos a marca de R$500 milhões de patrimônio líquido e mais de 27 mil cotistas, reafirmando nosso compromisso em fornecer as melhores soluções para diversificação do portfólio do investidor brasileiro.