A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Você já parou para planejar o seu futuro? Entenda por que precisa dar esse passo!

Planejar o futuro é fundamental para ter segurança, tranquilidade e conquistas pessoais. Descubra como se preparar para o que virá!

19 abr

  • educação financeira,
  • fazer investimento,
  • finanças pessoais,
  • futuro financeiro,

3 MIN DE LEITURA

Por Equipe Investo

Se o tempo acelerasse e seu futuro chegasse agora, você estaria preparado? Fazer essa reflexão é importante porque, mesmo sabendo que o tempo pode passar rapidamente, nem sempre as pessoas pensam em se planejar para o futuro. Contudo, somente com esse cuidado é possível estar pronto para as diversas etapas da vida e as demandas que elas trazem. Além disso, o planejamento é uma forma de ter mais segurança e de viver melhor no presente e no futuro.  Quer estar pronto quando o futuro chegar? Veja como se preparar e alcance os resultados que deseja!

 

O que fazer para planejar o futuro?

Sabendo que é importante estar pronto para o que pode ainda pode acontecer, você deve iniciar o seu planejamento para o futuro. Tudo começa com a visualização e a definição dos seus objetivos pessoais.  O que você espera alcançar no longo prazo? Quais são as suas prioridades? Quando pretende dar início à aposentadoria e o que deseja fazer nessa fase? Responder a essas e outras perguntas é essencial para ser capaz de traçar uma rota até o ponto que você pretende alcançar.  Portanto, o planejamento do futuro envolve, necessariamente, a definição de metas claras, o estabelecimento de prazos e a criação de um plano de ação. Você pode dividir metas distantes em prazos menores, por exemplo, mas é indispensável estar preparado para trilhar esse caminho.

 

Qual é a importância do planejamento financeiro?

Como você viu, o planejamento pessoal é um ponto de partida importante. É por meio dele que você estabelece um objetivo de vida. Mas alcançá-lo depende também da disponibilidade de recursos. Nesse sentido, o planejamento financeiro é uma peça fundamental. Ao cuidar das finanças, você tem a chance de consolidar um cenário que permite concretizar suas metas e objetivos. Se a finalidade é se aposentar mais cedo, por exemplo, é crucial dispor dos recursos necessários para isso.  Se a intenção for consolidar um patrimônio maior, vale iniciar a sua construção desde agora. Além disso, o planejamento financeiro serve para protegê-lo de obstáculos que podem surgir no caminho — não só no futuro, como no presente.  Com o cuidado adequado com as finanças, você consegue ter proteção contra imprevistos, desde gastos extras a questões profissionais, por exemplo. Por outro lado, não fazer um bom planejamento financeiro pode colocar em risco o seu alcance de metas. Afinal, é por meio dele que você consegue construir patrimônio ao longo do tempo.

 

Como preparar suas finanças para o futuro?

Você percebeu como o planejamento financeiro é importante, certo? Agora, é o momento de entender como cuidar das suas finanças. Com boas decisões tomadas desde já, você se aproximará cada vez mais dos resultados esperados. A seguir, descubra como estruturar suas finanças ao planejar o futuro!

Estabeleça metas e objetivos financeiros

Assim como seu planejamento pessoal exige ter metas e objetivos, você deve saber onde quer chegar, em termos financeiros. Isso servirá tanto como orientação quanto para a motivação de manter bons hábitos de consumo. Defina o que pretende alcançar em curto, médio e longo prazo com suas finanças pessoais. Pode ser que você deseje sair das dívidas primeiro, para depois pensar em acumular patrimônio e em se aposentar, por exemplo. Também é interessante definir metas de economia. Ao se comprometer a economizar um pouco todo mês, você começará a montar uma base financeira importante para alcançar os resultados desejados.

Aumente sua educação financeira

Para transformar os seus objetivos financeiros em realidade, é preciso tomar boas decisões e manter uma relação positiva com o dinheiro. Um dos caminhos para essa conquista é aumentar o seu nível de educação financeira. Ela envolve um processo completo voltado para a preparação financeira, com a tomada de decisão estratégica e o uso mais adequado do dinheiro. Com mais educação financeira, você tem chances maiores de sair das dívidas e de se manter longe delas. Ainda, essa é uma forma de estar pronto para gerenciar melhor seus recursos e consolidar seu planejamento financeiro. Desse modo, você pode investir nesse tipo de conhecimento com o suporte de livros, vídeos, artigos online e cursos sobre o tema.

Monte uma reserva de emergência

Planejar o futuro também significa se preparar para situações adversas ou indesejáveis. Para estar pronto para encarar qualquer cenário, o recomendado é montar uma reserva de emergência. Ela é um montante que você pode acessar caso tenha dificuldades financeiras e precise de recursos. Para tanto, o ideal é que a reserva seja equivalente a 6 vezes os seus gastos mensais. Assim, é possível se manter por um semestre caso perca sua renda, por exemplo.

Aprenda a fazer investimento financeiro

Um dos segredos para o sucesso com as finanças pessoais é fazer o dinheiro trabalhar para você. Logo, para construir seu futuro financeiro, é fundamental investir seus recursos. Para isso, é necessário começar conhecendo o mercado financeiro e suas possibilidades.  Existem investimentos de curto, médio e longo prazo, bem como alternativas de baixo ou alto risco. Então, avalie seu perfil de investidor, que diz o quanto você está disposto a correr riscos. Com base nisso e em seus objetivos financeiros, é possível escolher os investimentos mais adequados. Como o foco está no futuro, faz sentido buscar alternativas de longo prazo. Essa estratégia permite aproveitar o tempo a favor dos ganhos, acumulando resultados pelos juros compostos. Ainda, quanto mais tempo você investir, maior tende a ser seu patrimônio no final do período. Também é importante fazer aportes frequentes. Essa é a maneira mais eficiente de fazer seu patrimônio crescer. Com mais recursos disponíveis, o rendimento será maior e você conseguirá chegar perto de seus objetivos com maior velocidade. Por fim, no momento de alocar seu dinheiro, foque na diversificação de carteira. Ao escolher investimentos com riscos variados, você evita a concentração financeira e pode melhorar os resultados.

Mantenha a disciplina

Ao planejar o seu futuro, é preciso estar ciente de que os resultados não são obtidos de maneira imediata. A intenção é, justamente, se preparar progressivamente para alcançar o desempenho desejado no futuro. Por isso, é importante manter a disciplina ao longo do caminho. Com mais dedicação e foco em seus objetivos, é possível manter uma estratégia consistente para construir o patrimônio e conquistar as suas metas.  Como visto, planejar o futuro é essencial para ter tranquilidade e segurança e para atingir seus objetivos. Com atenção às metas pessoais e a um bom planejamento financeiro, será mais fácil estar pronto para novas fases da sua vida. Se quiser fazer seu dinheiro render a favor dos seus objetivos, entenda qual é a diferença entre poupar e investir e melhore seus resultados!

»

Marcações

  • educação financeira
  • fazer investimento
  • finanças pessoais
  • futuro financeiro
  • investimento de longo prazo
  • investimento financeiro
  • metas e objetivos
  • objetivo de vida
  • Planejamento financeiro
  • planejamento pessoal
  • reserva de emergência