No próximo dia 15 de maio ocorre o vencimento do Tesouro IPCA+ 2025, além do pagamento de cupons desse título e dos demais IPCA+ com vencimento em anos ímpares, totalizando cerca de R$180 bilhões.
Esses recursos retornarão aos investidores, que precisarão decidir como realocar o capital recebido.
Reinvestir os juros recebidos é fundamental para potencializar o crescimento do patrimônio ao longo do tempo, pois permite que os rendimentos passem a gerar novos rendimentos.
Ao invés de resgatar ou deixar os recursos ociosos, aplicar novamente os valores recebidos aumenta significativamente o retorno total da carteira, especialmente para quem investe com foco no longo prazo e busca uma trajetória sustentável de crescimento financeiro.
Para quem busca praticidade e eficiência, os ETFs de renda fixa surgem como uma alternativa interessante. Eles reinvestem automaticamente os cupons dos títulos públicos de sua carteira, sem incidência de IR nesse momento, permitindo que seu dinheiro continue rendendo sem interrupções ou perdas desnecessárias por tributação a cada reinvestimento.
O NTNS11 é o ETF atrelado ao Tesouro IPCA da Investo. Possui um portfólio de NTN-Bs mais curtas (de 0 a 4 anos) e apresenta um rendimento acima da inflação, protegendo o seu poder de compra.
Além disso, apresenta algumas vantagens como:
◾ Isenção de IOF e come-cotas
◾ Liquidez D+1
◾ 15% de IR independentemente do prazo de resgate, retido na fonte
◾ Pode ser utilizado como garantia nas operações na B3
◾ Formador de mercado contratado
No último mês, o NTNS11 apresentou rentabilidade de 179,81% do CDI e de 117,08% no ano. Data base: (02/05/2025).