A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Formador de mercado: o que é e como atua?

Entenda qual é o papel dos formadores de mercado na garantia de liquidez no momento de negociação dos ativos em bolsa.

14 abr 2025

  • como atua o formador de mercado,
  • formador de mercado,
  • formador de mercado b3,
  • investimentos no brasil,

3 MIN DE LEITURA

Por Investo

Entender o funcionamento das negociações e das instituições envolvidas pode fazer a diferença na hora de escolher os ativos para investir com segurança. Os formadores de mercado são peças-chave que garantem a fluidez e a estabilidade dos preços, protegendo os investidores contra movimentos bruscos e desorganizados, na bolsa de valores. 

O formador de mercado atua na promoção da liquidez, estabilidade e eficiência do mercado financeiro. Trata-se de uma instituição, devidamente cadastrada na B3, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante o período de negociação. Essa atuação fomenta a liquidez dos valores mobiliários e derivativos, facilita os negócios e mitiga movimentos artificiais nos preços dos produtos. Sem essa intervenção, as oscilações nos preços poderiam ser mais acentuadas, tornando as negociações menos previsíveis e mais arriscadas para os investidores.  

Liquidez  

Diversos fatores podem influenciar a liquidez de um investimento no mercado financeiro. Na bolsa de valores, por exemplo, ela é determinada pelo interesse dos investidores em um ativo específico.   

Quando muitos investidores estão dispostos a comprar e vender uma alternativa, a liquidez dela tende a ser maior. Isso ocorre devido à lei da oferta e da demanda, em que a disponibilidade de compradores e vendedores facilita a execução de transações.  

No caso dos títulos de renda fixa, a liquidez pode ser estabelecida pelo próprio emissor. Alguns títulos oferecem liquidez diária, permitindo o resgate a qualquer momento, enquanto outros só podem ser resgatados no vencimento. No entanto, é possível vender esses títulos no mercado secundário. Nele, o preço é atualizado, ficando sujeito à marcação a mercado — se houver investidores interessados, o que também pode influenciar sua liquidez.  

Market Making 

O market making trata-se de uma prática adotada, em que seu principal objetivo é aumentar a liquidez dos ativos negociados em ambiente de bolsa. A abordagem envolve o oferecimento simultâneo de compra e venda de um investimento, com a definição de uma faixa de preço para negociação.  

Importante: a atividade de market making é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil. Essa regulação estabelece regras específicas para garantir que as transações no mercado de valores mobiliários sejam conduzidas de maneira justa e transparente.   

Mas o que é, de fato, um formador de mercado?  

Também conhecido como market maker, o formador de mercado é o participante que coloca em prática a estratégia, realizando diversas ofertas de compra e venda e promovendo negociações. O que facilita as transações de investimentos que, geralmente, têm menor liquidez e ajuda a manter a eficiência do mercado, garantindo que investidores possam comprar e vender ativos com mais facilidade.    

Atuação 

Os formadores de mercado devem atuar diariamente respeitando os parâmetros de atuação e seguindo normas estipuladas pela bolsa de valores.  

  • Quantidade mínima: o volume mínimo de ativos que deve ser oferecido tanto para compra quanto para venda. 
  • Spread máximo: a diferença máxima permitida entre os preços de compra e vend oferecidos pelo market maker. 
  • Percentual de atuação: o tempo mínimo durante o qual o market maker deve manter suas ofertas ativas durante a sessão de negociação. 

Esses parâmetros são ajustados conforme as características específicas de cada ativo e as condições de mercado. No entanto, quando ocorrem movimentos inesperados ou atípicos, os formadores de mercado podem ter suas responsabilidades ajustadas.  

Continuidade de negociação 

Quando um investidor compra ou vende um ativo, há um formador de mercado do outro lado da transação. Ou seja, ele atua como contraparte para os investidores, comprando quando faltam interessados e vendendo quando há demanda maior que a oferta. 

Continuidade de preços 

Os formadores de mercado asseguram que os preços dos ativos se ajustem de forma suave e gradual, evitando flutuações bruscas e promovendo um ambiente de negociação mais estável e eficiente.  

Por exemplo: se um investidor desejar vender uma grande quantidade de um ativo, a ausência do formador de mercado poderia provocar uma queda abrupta no preço deste ativo devido ao aumento repentino da oferta. Nesse cenário, o market maker interviria comprando o ativo a um preço próximo ao valor de mercado atual. Com isso, ele absorve a pressão de venda e evita uma queda brusca na cotação, equilibrando o preço e proporcionando maior estabilidade ao mercado. 

 

Passo a passo para entender o papel do formador de mercado nos ETFs da Investo 

  • Consulte nosso site: cheque o horário de atuação do formador de mercado para cada ETF da Investo na página do produto. Garanta que você fará as operações durante este período – pois dessa forma, você terá a garantia da liquidação da sua ordem. 
  • Olhe o book do ativo no homebroker: o formador de mercado (no caso, o BTG Pactual para os ativos da Investo), atuará na ponta compradora e vendedora com diferentes lotes de cotas. Para cada quantidade, ele tem um preço de negociação do ativo – que também pode ser conferido na página do produto. 

 

Confira um exemplo do LFTB11: 

  1. O horário de atuação do formador de mercado para este ETF é das 10:30 às 16:55. 
  2. O preço base do formador, tanto na ponta de compra, quanto na ponta de venda, está descrito no canto esquerdo da tela. Este preço é atualizado automaticamente no nosso site! 

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários! 

Gostou desse Artigo? Você também pode gostar desses.