O início de 2025 trouxe à tona sinais claros de desaceleração na economia dos Estados Unidos. Pela primeira vez desde 2022, o país registrou contração no primeiro trimestre, impulsionada por um expressivo aumento nas importações e por algumas incertezas relacionadas ao cenário global.
Além da retração do PIB, o mercado de trabalho americano também demonstrou uma desaceleração. Em abril, os EUA somaram 62 mil novos postos de trabalho, abaixo das expectativas dos especialistas.
Essa conjuntura reforça a importância de estratégias de diversificação. Em um cenário de transformações econômicas, olhar atentamente para as nuances do mercado é essencial. A desaceleração nos indicadores primários dos EUA impõe cautela e manter um portfólio diversificado globalmente pode ser decisivo para navegar pelas incertezas e aproveitar oportunidades emergentes.
Para complementar essa estratégia, produtos de renda fixa, como títulos públicos e ativos com grau de investimento, têm se destacado como uma opção sólida para preservar e alavancar os investimentos, agregando segurança à carteira, especialmente em momentos de volatilidade e instabilidade global.
O USDB11 é um fundo de índice listado na B3 que investe no ETF BND (Vanguard® Total Bond Market ETF), que nos Estados Unidos possui mais de US$ 355 bilhões sob gestão. O fundo representa o mercado de renda fixa americana de duration intermediária, com mais de 10.000 títulos, sendo estes 68% treasuries do governo americano.
Além disso, o fundo apresenta diversas vantagens, tais como:
> Isenção de IOF e come-cotas;
> Liquidez D+2;
> 15% de IR independentemente do prazo de resgate, retido na fonte;
> Formador de mercado contratado.
Para mais informações, acesse a página do fundo aqui.