A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Os benefícios e os retornos de uma diversificação global

Aprenda como a diversificação global pode fortalecer sua carteira de investimentos

02 out 2024

  • benefícios e retornos da diversificação,
  • deversificação global,
  • diversificação,
  • wrdl11,

3 MIN DE LEITURA

Aprenda como a diversificação global pode fortalecer sua carteira de investimentos, oferecendo proteção contra riscos específicos e desvalorização cambial, enquanto potencializa seus retornos

Por Geraldo Búrigo, Senior Analyst da Investo

Um fundo global de ações é a forma mais eficiente de construir uma carteira sólida capaz de enfrentar os diferentes ciclos de mercado. Todos os países estão sujeitos a crises internas que podem ter impactos sobre seus investimentos. Ao buscar uma diversificação global o investidor reduz o seu risco, pois passa a não depender de nenhuma economia específica para atingir seus objetivos financeiros.

Portanto, ao diversificar globalmente você passa imediatamente a ter os seguintes benefícios: 

Redução do risco específico 

Ao concentrar nossos investimentos em único país estamos sujeitos aos riscos específicos daquela economia. Uma diversificação global acaba minimizando esse risco, pois períodos turbulentos em um país podem ser compensados por um desempenho positivo de outros.  

Exposição a diferentes ciclos de mercado 

As economias são cíclicas, nenhum país cresce em 100% do tempo. Existem períodos de ajustes que fazem parte do processo normal de desenvolvimento de uma nação. Mesmo em um mundo globalizado e conectado, nem sempre os países estarão em um mesmo momento de um ciclo econômico. Ou seja, enquanto um mercado pode estar em retração, outro pode estar em expansão. Com isso, uma diversificação global traz equilíbrio ao portfólio, dando mais consistência aos seus retornos.  

Diversificação cambial 

Um fundo global de ações oferece também uma diversificação cambial, o que acaba sendo fundamental para países como o Brasil, onde existe um longo histórico de desvalorização do real frente a moedas mais fortes, como dólar americano. Ao buscar uma diversificação global, o investidor estará também dolarizando seu patrimônio, se expondo a moedas mais fortes. Dolarização significa proteção para o investidor brasileiro no longo prazo, e isso fica mais claro quando são analisados os retornos históricos de um fundo global de ações. 

Mas o que esperar de retornos ao investir de uma forma global? 

Um dos fundos globais de ações mais conhecidos atualmente é o ETF VT da gestora americana Vanguard, negociado nos EUA na bolsa americana NYSE, que investe em quase 9 mil empresas em 49 países. Esse ETF pode ser também acessado via bolsa brasileira (B3), através do ETF WRLD11da gestora brasileira Investo, que compra cotas do ETF VT no exterior.  

O VT tem um histórico de mais de 16 anos, o que fornece uma boa ideia de quais retornos você pode esperar de um fundo global. 

Na visão do investidor brasileiro esse retorno pode ser analisado através de duas formas: em dólar ou em reais. Isso porque ao investir através do WRLD11 existem 2 fatores que influenciam na variação do preço da cota. Primeiro a variação do preço da cota em dólar (do ETF VT, no exterior) e, adicionalmente, a variação cambial entre o dólar e o real. 

O gráfico abaixo mostra primeiramente o desempenho do fundo global de ações VT em dólares americanos desde 2008. 

Gráfico mostra primeiramente o desempenho do fundo global de ações VT em dólares americanos desde 2008

Fonte: Quantum. Data base: 24/09/24. Retorno do ETF VT. 

Nesses 16 anos o ETF VT teve um retorno acumulado de 252% em dólar (8,1% ao ano). Porém, nesse mesmo período o dólar se valorizou frente ao real, significando ganhos adicionais ao investidor brasileiro. É o que mostra o gráfico abaixo, onde é possível ver que o dólar teve um retorno acumulado frente ao real de 235% (7,7% ao ano). 

Nesses 16 anos o ETF VT teve um retorno acumulado de 252% em dólar (8,1% ao ano). Porém, nesse mesmo período o dólar se valorizou frente ao real, significando ganhos adicionais ao investidor brasileiro. É o que mostra o gráfico abaixo, onde é possível ver que o dólar teve um retorno acumulado frente ao real de 235% (7,7% ao ano).

Fonte: Quantum. Data base: 24/09/24. 

E como ficaria esse retorno em reais? 

Para saber quanto um fundo global rendeu em reais, o investidor precisa fazer uma agregação dos retornos da cota do VT no exterior com a variação do dólar durante esse período. 

Somando esses dois retornos, o investidor brasileiro se aproxima mais da sua realidade e consegue, inclusive, comparar o desempenho de um fundo global com outros índices ou fundos de ações negociados no país. 

Com isso, é possível observar que desde agosto de 2008 o ETF VT, em reais, teve um retorno acumulado de 1.090% (16,4% ao ano). 

é possível observar que desde agosto de 2008 o ETF VT, em reais, teve um retorno acumulado de 1.090% (16,4% ao ano)

Fonte: Quantum. Data base: 24/09/24. Retorno do ETF VT. 

Além dos benefícios da diversificação global, que permite ao investidor eliminar o risco não sistemático — ou seja, aquele risco específico de uma empresa, país ou setor —, a diversificação internacional também oferece proteção contra a desvalorização do real. Para o investidor brasileiro, isso significa maior segurança ao mitigar tanto os riscos específicos quanto os efeitos de flutuações cambiais. 

Como foi o desempenho de um fundo global em comparação aos principais índices do mercado de ações no Brasil? 

No contexto do mercado de ações brasileiro, é comum que investidores utilizem os índices a seguir para avaliar o desempenho de suas carteiras. Inclusive, gestores profissionais frequentemente utilizam esses índices como referência (benchmark) para seus fundos. 

IBOV – Índice que mede o desempenho das empresas mais negociadas na B3. 

IDIV – Índice que medem o desempenho das maiores pagadoras de dividendos negociadas também na B3. 

O gráfico abaixo compara a performance de um fundo global de ações frente a esses principais índice do mercado brasileiro. 

Gráfico compara a performance de um fundo global de ações frente a esses principais índice do mercado brasileiro.

Fonte: Quantum. Data base: 24/09/24. Fundo global é o retorno do ETF VT. 

Enquanto um fundo global teve um desempenho de 1090% desde 2008, os índices IBOV e IDIV tiveram respectivamente 137% e 359% de retorno acumulado no mesmo período. 

Esses dados reforçam os benefícios da diversificação global, permitindo que você gerencie seu risco e não dependa de um país ou região específica. Mesmo que o mercado brasileiro tenha apresentado retornos modestos na última década, uma exposição global poderia ter proporcionado retornos consistentes e significativos. 

Parte desses retornos foi resultado da exposição ao dólar, funcionando como uma proteção para investidores em países mais sujeitos à inflação, como o Brasil. Quem não dolarizou parte de seu patrimônio nos últimos anos viu seu poder de compra em dólar diminuir com o tempo. 

Atualmente, o acesso aos mercados internacionais está cada vez mais simples. A Investo facilita a vida do investidor brasileiro, disponibilizando ETFs globais, como o WRLD11, que podem ser adquiridos diretamente pelo home broker de qualquer corretora nacional. 

* É sempre importante lembrar que performance passada não é garantia de performance futura. Por mais eficiente que seja uma diversificação global, o ETF WRLD11 é um produto de renda variável. Portanto, seus retornos não são garantidos e estão sujeitos às oscilações dos mercados. Antes de investir no WRLD11 ou em qualquer ativo de renda variável, é fundamental que você avalie seu perfil de risco e considere se essa exposição está alinhada com seus objetivos financeiros.