A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

5GTK11: Entenda como a transformação da comunicação pode impactar seus investimentos!

Equipe Investo / 19/05/2022 / ETFs, Mercado Financeiro

16 abr

  • avanço tecnológico,
  • bolsa brasileira,
  • bolsa de valores,
  • comunicação,

3MIN DE LEITURA

Por Equipe Investo

5GTK11: Entenda como a transformação da comunicação pode impactar seus investimentos! 

As inovações tecnológicas são capazes de impactar nossas vidas de diversas maneiras — especialmente no cotidiano. Além disso, essas novidades também chegam até sua carteira de investimentos por meio de alternativas como o 5GTK11.

Esse é um ETF que possibilita aos investidores do Brasil adicionarem empresas globais pioneiras na tecnologia 5G ao seu portfólio. Com isso, ele pode proporcionar oportunidades de diversificação e de ampliação do potencial de rendimentos.

Quer saber como a transformação da comunicação pode impactar seus investimentos? Acompanhe a leitura deste artigo para entender esse contexto e conhecer o 5GTK11!

Qual o cenário da transformação da comunicação? 

A tecnologia avança em um ritmo acelerado em todo o mundo. Inovações que até poucos anos atrás pareciam revolucionárias, hoje já estão consolidadas. Ao longo dos últimos anos, por exemplo, a internet das coisas (IoT) trouxe mudanças significativas para o cotidiano das pessoas.

Com ela, itens básicos do nosso dia a dia estão interconectados. É o caso de smartwatches, televisões e demais aparelhos eletrônicos, que podem ser ligados entre si com o objetivo de trazer maior praticidade para a vida dos usuários.

A cultura do nomadismo digital também ganhou força com a tecnologia. Cada vez mais é comum encontrar pessoas que buscam trabalhar de qualquer lugar do mundo — usufruindo da liberdade geográfica promovida pela conexão com a internet. 

O metaverso é outro elemento que está transformando a realidade. O conceito ganhou popularidade em 2021, quando Mark Zuckerberg e sua equipe mudaram o nome do Facebook para Meta com o objetivo de trabalhar ainda mais nesse ambiente.

Mas vale ter em mente que o conceito do metaverso já existia antes da decisão do Facebook. Ele se refere à criação de um novo universo, totalmente digital e imersivo, em que as pessoas podem levar conexões virtuais para um novo patamar. 

Dentro dessa realidade, a tecnologia 5G também cumpre uma função importante. Afinal, com o aumento veloz da produção de informações, cresce a necessidade de uma conexão que consiga suportar essa troca de dados.

O que é a tecnologia 5G?

Como você viu, a tecnologia 5G tem um papel essencial em toda a transformação da comunicação. Por isso, é importante saber o que ela significa para alcançar uma melhor compreensão sobre os seus impactos.

O conceito de 5G diz respeito à 5ª geração da internet móvel. Nesse sentido, ela apresenta um avanço tecnológico significativo em relação às redes 4G — que representam a 4ª geração e estão disseminadas no território brasileiro.

Desse modo, a tecnologia 5G trará maior velocidade para a internet, ao mesmo tempo em que possibilita melhor interconexão entre aparelhos diferentes. Ou seja, ela traz mais estrutura para que os avanços da IoT possam continuar.

Além disso, o objetivo da internet 5G é possibilitar eficiência mais elevada no processamento de dados. Afinal, o avanço da tecnologia também significa maior produção de informações. Logo, é preciso que os sistemas sejam capazes de comportar esse tráfego. 

Ademais, o consumo de energia é outro ponto em que a tecnologia 5G tem concentrado seus esforços. Isso acontece porque ela tem o intuito de gerar maior eficiência, reduzindo o consumo nos aparelhos.

Como a transformação da comunicação pode impactar os investimentos? 

Agora que você entendeu as características do 5G, vale saber que a transformação da tecnologia pode impactar seus investimentos. O motivo está no fato de todas essas inovações também terem potencial disruptivo no mercado financeiro.

Desse modo, empresas que estão diretamente ligadas a esse mercado podem vivenciar um período de valorização. Por isso, muitos investidores buscam analisar essas companhias para entender se elas apresentam alinhamento com seus objetivos financeiros. 

Além disso, é importante saber que o avanço tecnológico, especialmente no âmbito da comunicação, pode tornar determinados serviços obsoletos. Logo, você pode avaliar quais mercados estão sob esse risco e verificar se eles impactam sua carteira de investimentos.

Como investir na transformação da comunicação?

Além de avaliar como a tecnologia 5G pode afetar sua carteira, também é possível investir visando aproveitar o potencial dela, caso você acredite no setor. No mercado brasileiro, essa oportunidade existe por meio do exchange traded fund (ETF) 5GTK11.

Ele é um fundo de índice, negociado na bolsa de valores do Brasil (B3), que replica os resultados do BlueStar 5G Communications Index. Esse indicador acompanha o desempenho médio das principais companhias norte-americanas que estão em uma posição de liderança nas inovações com o 5G.

O foco do índice é medir a performance de companhias que estão desenvolvendo produtos ou serviços diretamente com essa tecnologia. Até o início de 2022, a sua carteira teórica era composta por empresas como Apple, Verizon e Nvidia. 

Dessa maneira, o ETF 5GTK11 permite que os investidores se exponham à 5ª geração da internet e também internacionalizem sua carteira. Essa é uma prática que pode trazer benefícios para o equilíbrio de riscos do portfólio — visto que ele estará menos exposto ao mercado brasileiro. 

Vale a pena investir no ETF 5GTK11?

Como você viu, o ETF 5GTK11 é uma alternativa para investidores trazerem a transformação da comunicação para a sua carteira. Mas, você sabe como analisar se vale a pena realizar esse investimento? Para isso, é importante levar em consideração as vantagens dele

Além do investimento em uma tecnologia revolucionária e a internacionalização do portfólio, há outros aspectos que podem ser benéficos para o investidor. Por exemplo, o 5GTK11 se destaca pela praticidade de investimento. 

Como ele é um ETF, suas cotas são negociadas na bolsa de valores brasileira. Logo, os investidores podem encontrar maior facilidade para negociar. Além disso, como os fundos de índice são veículos de gestão passiva, as taxas costumam ser menores que em outros fundos.

Após conhecer esses aspectos, também é preciso que você busque alinhamento com os seus objetivos financeiros. Nesse sentido, o 5GTK11 pode ser mais adequado para investidores com planejamento de médio e longo prazo, por diluir a volatilidade no tempo.

Você acabou de ver que o avanço tecnológico é responsável por uma verdadeira revolução no cotidiano e no mercado financeiro. Nesse cenário, a tecnologia 5G cumpre um papel importante e pode ser interessante para muitos investidores. Por isso, vale a pena avaliar o 5GTK11!

Quer entender mais detalhes sobre esse ETF? Veja as características do 5GTK11!

Marcações

  • avanço tecnológico
  • bolsa brasileira
  • bolsa de valores
  • comunicação
  • fundo de índice
  • fundos de índice
  • investir em ETF
  • Investo
  • melhorias financeiras
  • mercado de investimentos
  • metas financeiras
  • mundo digital
  • objetivo financeiro
  • redes sociais
  • tecnologia 5G
  • tipo de investimento