A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Planejamento financeiro: como começar 2021 com o pé direito?

Finalmente, o difícil 2020 acabou. A pandemia e as instabilidades econômicas de um mundo em constante transformação ampliaram o espectro da incerteza. E, por mais que 2021 seja um ano novo e diferente, algumas influências de 2020 ainda estarão no horizonte. Não sabemos quando uma vacina estará plenamente disponível aqui em terras brasileiras. Consequentemente, o futuro permanece um tanto opaco quanto à retomada da economia e do nível de emprego. Entretanto, já aprendemos algumas coisas nos textos deste blog. Sabemos que a tendência de aumento de investidores na bolsa é provavelmente irreversível. E, também, sabemos que a educação financeira é uma arma extremamente importante que temos ao nosso dispor. Por isso mesmo, o planejamento financeiro será ainda mais importante para o ano que se avizinha.

Planejamento financeiro: definições básicas

Planejar significa definir metas e traçar o caminho para atingi-las. Trace uma meta para daqui a um ano como, por exemplo, juntar uma determinada quantidade de dinheiro ou se livrar de uma dívida. Você percebeu que, ao fazer isso, você acaba se movimentando? Dá início a um processo de organização? Começa a pensar na vida, nos gastos, em disciplina etc.? Sem objetivos nós não começamos nada. Mentalize sobre quanto de dinheiro quer juntar até o fim do período, prepare um orçamento para fazer aquele curso importante, organize-se para quitar aquela dívida.

Quite e/ou renegocie suas dívidas

O crédito é uma fonte importante de funcionamento da economia, mas apesar de sua importância é preciso tomar cuidado e sempre ajustá-lo a seu fluxo de caixa. O fluxo de caixa é simplesmente uma organização descritiva de seus gastos e receitas. Se a parcela de um financiamento ocupa um espaço pequeno de seus rendimentos, dá pra fazer. O problema é que algumas pessoas se empolgam e entram em várias dívidas, acumulam parcelas sobre parcelas. Lembre-se que é sempre melhor comprar tudo à vista. Ao fazer um financiamento você não só compromete sua renda em um prazo mais longo como também paga juros embutidos nas parcelas, que são muitas vezes invisíveis para muita gente. Por isso, procure aliviar – ou eliminar de vez – o peso da dívida no seu orçamento. Isso pode significar um sacrifício no presente, mas gerará alívio no futuro. Por fim, mas não menos importante: é muito melhor ganhar juros do que pagar juros aos outros.

Organize seu orçamento

Há muitas planilhas praticamente prontas na internet para esse assunto. É simples: em uma coluna você registra seus ganhos (salário, aposentadoria e qualquer outro rendimento), na outra coluna as despesas (água, luz, internet, telefone, mensalidade escolar, parcela do apartamento, alimentação etc.

  • Despesas fixas: são aquelas que variam muito pouco e estão sempre presentes em nosso cotidiano, tais como aluguel (ou prestação), água, energia, telefone, gás, condomínio, mensalidade da escola, plano de saúde, IPVA, IPTU etc.
  • Despesas variáveis: são aquelas que não ocorrem sempre e estão sujeitas a maior variabilidade. Exemplos: lazer em geral (baladas, cinema, teatro, passeios, bares etc.), presentes, restaurantes, consumo de roupas, remédios, utensílios domésticos, tecnológicos e serviços em geral.

Tendo esse controle, você terá um mapa de sua vida financeira em sua frente. Com isso, você sabe se consegue guardar algo, quanto é esse montante e se dá para fazer melhor.

Corte gastos desnecessários

Agora é a hora de praticar organização e disciplina. Passe em cada item de sua despesa e pense sobre cada um deles. Vou te afirmar: é quase sempre possível economizar. Sabe aquela assinatura de jornal ou revista que você mal tem tempo de ler? Que tal revê-la? Que tal estabelecer uma meta para diminuir os gastos com aplicativos de entrega de refeições? E aquela corrida de Uber que você sempre utiliza porque saiu atrasado ou por preguiça de caminhar, pedalar ou pegar o transporte público? Já pensou em cortar? Também é possível rever seus planos de celular, internet etc. Já pensou também em chamar seus amigos para um piquenique no parque ou para uma “balada” em casa? Enfim, basta usar a criatividade.

Faça o dinheiro trabalhar para você

Te convidamos a navegar pelos textos que escrevemos ao longo desse ano. Neles, você vai encontrar várias dicas de como aplicar seu dinheiro para ter rendimentos. São muitas opções: renda fixarenda variávelfundos de investimentoETFs… V Então, se você consegue economizar e tem um planejamento em seu horizonte, utilize esta sua disciplina para investir. Assim você trará rendimentos constantes para sua conta. Não importa que o valor seja baixo. Você pode investir com 30, 40, 50 reais ….

Feliz 2021!

Esperamos que esse ano comece melhor para todos nós e que as dicas desse texto lhes ajudem a efetuar um bom planejamento financeiro. Seguiremos juntos em 2021 com mais dicas e informações importantes Feliz ano novo, muita paz e saúde a todos!

Marcações